sábado, 7 de agosto de 2010

Sociedade do Conhecimento I

"Nós fomos educados para viver numa sociedade tipicamente industrial e nós já estamos vivendo ... numa sociedade do conhecimento". "Em 2006, ... a exportação de bens intangíveis nos Estados Unidos superou a exportação de bens tangíveis". "Eu não preciso de caminhão, eu não preciso de navio nem de avião para transportar um bem intangível". "O PAC* está preparando o Brasil para o Século XX!"

Essas quatro frases da parte inicial da palestra de Marcos Cavalcanti (Desafios contemporâneos – o trabalho) no programa Café Filosófico CPFL revelam um pouco da idéia geral, mas não a riqueza de detalhes nem a poesia e engenho com os quais o palestrante conduz a narrativa. Cavalcanti, matemático e doutor em Informática, foi diretor de Tecnologia da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e é coordenador do Crie (Centro de Referência em Inteligência Empresarial) e membro do Board do New Club of Paris, o "desenvolvedor da agenda da Sociedade do Conhecimento".

Não só é uma aula introdutória sobre o que é essa tal Sociedade do Conhecimento (por isso o título deste post), mas é uma aula sobre muita coisa. Para dar seu recado, o professor Cavalcanti fala de escola, do filme Pro Dia Nascer Feliz, do corpo-mole do Ministério Público com as nomeações secretas do Senado ... até de Daniel "No Supremo a gente resolve" Dantas - o que me leva à conclusão deste post. Reconheçamos algum progresso neste Brasil. Ainda que o Supremo pareça estar "na mão" de um empresário superpoderoso, o professor Cavalcanti não parece temer acordar boiando na Lagoa Rodrigo de Freitas. Não estamos na "Venezuela" (comillas, porque esa miseria no es Venezuela). E a CPFL, uma empresa brasileira, se dispõe a promover uma série de eventos** que lembram vagamente as TED Talks (também patrocinadas por empresas) e o "iluminismo do Século XXI" da RSA.

A palestra dura 76m40s, ou 2 h com a sessão de comentários, perguntas e respostas. Dois perguntadores (e não foram muitos perguntadores...) claramente não pescaram (o palestrante foi muito educado mas fica óbvio que responder a quem não entende é um saco), mas estamos no Brasil, que possui a maior e mais eficiente "escola" (no sentido de máquina de destruição de inteligências que treina e condiciona a não entender) da história da Humanidade, pela qual os perguntadores passaram. Veja o vídeo:

* Para os arqueólogos: PAC significa "Plano de Aceleração do Crescimento", nome que parece sugerir a existência de algo pensado e planejado para promover o progresso socioeconômico nacional. Batizou o coletivo de obras do segundo governo Lula (2007-2010).

** Claro, pode melhorar. Seria bom poder embutir (embed) o vídeo, que a busca funcionasse, que o URL não mudasse, que a duração do vídeo fosse declarada, que o vídeo fosse apresentado, contextualizado (aparentemente este vídeo faz parte de um "módulo" coordenado pela filósofa Viviane Mosé, mas isso é elucubração minha a partir de alguns fragmentos que vi e li). Mas essa é a parte mais fácil, que se resolve com tecnologia - basta copiar RSA, Ted Talks, YouTube. A parte mais difícil está feita - há um conjunto bacana de palestras de alto nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário