quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VI Workshop do EGC: concept clouds

O Workshop anual do EGC (Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC) é um evento interno no qual são apresentados temas de interesse da engenharia, da gestão e da mídia do conhecimento desde pontos de vista de organizações públicas e privadas e de pesquisadores externos ao Programa. Também discutimos o que fizemos, o que vimos fazendo e os rumos que seguimos. Na página do VI Workshop (2-4/12/2009) há detalhes sobre a programação, palestrantes etc.

Este blog post é dedicado a uma curiosidade e a uma constatação, ambas típicas do fenômeno Web 2.0. A curiosidade é a evolução das nuvens de termos (concept clouds, construídas com o Wordle) usados pelos (cerca de 60) alunos ingressantes no Programa em suas propostas de tese ou dissertação construídas e submetidas à crítica dos pares nos Seminários de Pesquisa mandatórios e prévios ao Workshop. Eis a nuvem de conceitos para as propostas dos ingressantes em 2007 (clique sobre a figura ou abra em outra janela se quiser enlarguecer).


Não poderia ser diferente: o objeto de pesquisa do programa, o conhecimento como fator de produção, deu origem ao termo mais intensamente usado. Ainda não se falava tanto em TVD, mas "digital" aparece como um dos 150 termos mais usados (em vermelho, na parte inferior centro-esquerda da figura) exceto stopwords. Em 2008, na figura a seguir, nota-se um pequeno crescimento relativo de "conhecimento". "Digital" (em azul, à direita de "pesquisa") também cresceu e agora aparece "tv" (à esquerda, entre "conhecimento" e "pesquisa").


Em 2009, o tamanho relativo de "conhecimento" é ainda maior, e a importância da TVD fica visível no tamanho dos termos "tv" e "digital" (ambos um pouco à esquerda de "conhecimento"):


A constatação, o outro ponto que vale mencionar, é o impacto da inovação do EGC no processo seletivo para o ingresso no mestrado e doutorado em 2010, com um curso de nivelamento a distância com trabalhos pontuais e prova final, além da análise do currículo Lattes e do anteprojeto de pesquisa (que sempre foram requisitos do processo seletivo de ingresso). Em agosto deste ano, tuitei e bloguei aqui (EGC inova ingresso 2010 com nivelamento a distância).

O impacto mais visível é dado pelo número de candidatos inscritos: 757 (quase 13 por vaga), dos quais 216 foram aprovados no curso a distância e prova (próximo a 4 candidatos por vaga antes da etapa final, de análise do anteprojeto). Mas este blog tem uma medida adicional do impacto: apesar de ser o 21o post de 31 (contando o presente), esse "EGC inova ingresso..." tornou-se rapidamente o mais acessado (7% do tráfego), com leitores de Brasil, Portugal, Angola e Moçambique. Até o momento, aliás, o post sobre o nivelamento do EGC é o único motivo que trouxe os africanos a este blog. Isso pode ser constatado acessando o gadget "Leitores recentes" à direita, clicando sobre o mapa-mundi que mostra a origem dos acessos ao blog e, depois, clicando sobre as bandeiras moçambicanas e angolana.

3 comentários:

  1. Olá Prof.
    Vi seu post via twitter e achei muito interessante. Sugiro que insiras um link para ele na página do dEGC.
    O que me chama atenção é o baixo destaque ao termo engenharia e quase nenhum ao termo mídia, que são áreas de concentração do programa. Aliás mídia eu não encontrei mas talvez em função da qualidade da imagem que não me permitiu ver todos os termos.
    Não deveria ser, portanto, a quase ausência destes termos motivo de reflexão e atenção por parte do programa? Inclusive penso que isto se refletiu no workshop onde ambos ficaram quase à margem da programação e discussão no evento.
    Um gde abç e parabéns pelo blog.

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  2. Oi Mauricio
    Montei os wordles mais por curiosidade do que para tirar conclusões. Apreciei mais o efeito plástico da "foot ball" de 2007, do "picolé" de 2008 e do "ray ban dando de cara no poste" de 2009 ;)
    Não sei avaliar a ausência (ou pouco destaque) dos termos "mídia" e "engenharia", mas de qualquer forma é mais uma "big picture" sobre o que vimos fazendo.
    Creio que as apreciações mais importantes sobre as propostas de mestrado e doutorado são as que foram feitas no contato direto com as apresentações da sexta de manhã (a importância da revisão sistemática da literatura, do trabalho junto aos orientadores, da reflexão sobre o foco no objeto de pesquisa do Programa...) e que parecem mostrar uma percepção geral de que estamos avançando.
    Obrigado pelos parabéns e pela visita.
    []s Vinícius

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  3. Entendido, professor. De qquer forma fica a sugestão para levares estes resultados para serem debatidos no programa. Tenho certeza que esta divertida, mas interessante análise, pode colaborar muito na construção/consolidação da identidade do PPGEGC, além de ter tudo a ver com o EGC.
    []s

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